Coordenadores do Projeto Voluntários, do Comitê de Preparação Local das conferências da ONU, alertam que os integrantes do projeto não arrecadam dinheiro junto à população e não estão em procurando novos participantes.
Estão inscritos no projeto 3.940 voluntários e todos eles passaram por cursos de capacitação e uma rigorosa avaliação feita pela Polícia Federal, de acordo com as normas internacionais de segurança. Os voluntários do projeto atuam uniformizados e com crachá de identificação em hotéis, linhas de ônibus, aeroporto e em outros locais da cidade.
Os coordenadores do projeto informam que voluntários que se inscreveram pelo site do Comitê (www.cop8mop3.com.br) e ainda não foram chamados serão convidados a integrar o grupo nos próximos dias. Segundo a coordenadora Magali de Macedo, o objetivo é dar oportunidade para que todos, ou pelo menos a maioria, possam participar.
Nesta segunda-feira (13) foi aberta, no Expotrade, em Pinhais, a 3ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (MOP3). A 8a Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP8) começa no dia 20 e vai exigir maior número de voluntários porque será maior o número de delegações estrangeiras presentes na cidade.