A população do município de Presidente Bernardes já estava esperando o retorno do traficante Fernandinho Beira-Mar ao Centro de Readaptação Penitenciária, mas a realidade provocou certa apreensão. Foi o que disse hoje o prefeito de Presidente Bernardes, padre Humberto Laércio de Souza (PTB). ?Sempre causa um impacto [a transferência do traficante]. A população estava esperando, porque é o melhor presídio do país?, disse, acrescentando que ?em um primeiro momento, o impacto foi maior. Agora assusta, só que a maioria já encara de maneira diferente, sabendo aceitar?.
Esta é a segunda vez que Beira-Mar fica em Presidente Bernardes. Em março, ele permaneceu por 29 dias no presídio, o mais seguro e mais moderno do país. O esquema de segurança inclui cabos de aço que impedem descidas de helicópteros, bloqueadores de celulares, celas com vidros blindados e sistema de vigilância com 26 câmeras. A capacidade do local é para 160 presos de alta periculosidade.
Segundo o prefeito, a cidade recebeu reforços para a segurança na primeira estadia de Beira-Mar, com a incorporação de cinco policiais militares e uma viatura. ?Fomos parcialmente atendidos?, observou. Nessa ocasião, o presídio recebeu o reforço de uma viatura tipo Blazer- zero quilômetro, policiais e agentes penitenciários.