O diretor de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Paulo Sérgio Kakinoff, afirmou hoje (23) que a montadora estima um crescimento de 7% nas vendas de automóveis e comercias leves no Brasil em 2006, em relação a 2005. Ele acredita que a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) deverá revisar para cima em breve sua expectativa de crescimento de 5% no ano. Kakinoff afirmou que, no acumulado do ano, as vendas de automóveis da Volks subiram 10% em relação ao mesmo período de 2005.
O executivo afirmou que a empresa ainda não foi notificada sobre novos aumentos no preço do aço. Mas, se ocorrerem, esses reajustes deverão ser repassados ao preço dos veículos. Segundo Kakinoff, a montadora irá ter uma queda nas exportações este ano por causa da valorização do real frente ao dólar. A variação cambial também está fazendo com que a Volkswagen procure expandir suas importações de componentes e peças.
Hoje a Volkswagen anunciou o lançamento do Golf bicombustível 1.6, o 12.º modelo da empresa a receber a tecnologia que permite o uso do álcool ou gasolina. Atualmente, cerca de 80% da produção da empresa para o mercado interno é de veículos flex e a expectativa é de que até o fim do ano 100% da produção doméstica da companhia seja de veículos flex.
Kakinoff disse que o setor automotivo teve uma "frustração" com os aumentos do preço do álcool desde o fim do ano passado, mas acredita que o mercado tende a se estabilizar.
