A seleção brasileira feminina de vôlei começa hoje, em Reggio Calábria, na Itália, a luta pelo hexacampeonato do Grand Prix de Vôlei. E a primeira seleção adversária será a Rússia, às 12h30 (de Brasília), com SporTV. A equipe contará com a liderança, a experiência e a energia renovada da levantadora Fofão, de 36 anos, que, ao falar da partida, ressalta a importância de não se deixar levar por traumas do passado.

continua após a publicidade

"A gente tem de tentar esquecer. É lógico que aquele episódio será lembrado, mas agora é outro jogo e se a gente ficar pensar muito no que aconteceu vai criar uma insegurança que só vai atrapalhar", avalia a levantadora, fazendo referência à derrota que acabou com o sonho da medalha de ouro na Olimpíada de Atenas em 2004. Para Fofão, as russas vão criar dificuldades por apresentarem um estilo de jogo diferente do das últimas adversárias que o Brasil enfrentou no Grand Prix. "Mas estamos preparadas e treinamos bem para entrarmos em quadra com tudo em cima." Uma das boas notícias é a confirmação da presença da ponta Mari, já recuperada de contusão no abdome.

Depois de fazer uma pausa em 2005 para descansar, Fofão voltou renovada. "Estava muito desgastada por emendar clube com seleção durante anos. O corpo estava querendo um descanso e pedi uma pausa ao Zé Roberto (o técnico José Roberto Guimarães), que entendeu." A volta ocorreu este ano. "No começo, bateu insegurança porque eu estava passando a integrar um grupo vencedor", conta a levantadora. "Mas no final deu tudo certo e acho que foi porque quis mostrar que eu era igual a elas, que estou na seleção não porque sou a Fofão, mas porque tenho condições.

Reintegrada, a levantadora agora se preocupa em passar sua experiência às mais jovens. Não gosta de planejar muito o futuro. Diz que deseja disputar o Mundial do Japão, em novembro, mas a participação na Olimpíada de Pequim, em 2008, vai depender de suas condições físicas. "No momento, a idéia é fazer sempre um planejamento anual, sem pensar no que vai acontecer depois." China x Cuba, às 15h30 (de Brasília), completa a rodada.

continua após a publicidade