O senador Jefferson Peres (PDT-AM) afirmou há pouco que a vitória do "não" no referendo do desarmamento representa uma derrota dos governantes brasileiros e a insatisfação geral da população quanto às políticas voltadas para a segurança pública. "É um recado claro da população, de que a segurança pública no Brasil não pode continuar nesse estado quase calamitoso", disse.
Para o senador, o resultado da votação seria também negativo, caso fossem feitos outros referendo sobre penas também da responsabilidade do Estado. "Se fizesse um plebiscito sobre Saúde e Educação, desconfio que a resposta seria a mesma."
Peres, que se diz um pacifista, revelou ter votado no "não", por ter o mesmo sentimento de insatisfação da população brasileira. "Eu próprio acabei votando no não com essa mesma postura de insatisfação profunda com a incompetência dos governos", comentou.
O senador participa de reunião do Conselho Superior de Comércio Exterior (Coscex) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista.