Visualizador do Orkut provoca revolta nos usuários

Acabou a farra, mas outra já começou. Com a visualização de perfil, recurso que o site de relacionamentos Orkut oferece aos usuários desde sexta-feira, cinco pessoas que entraram na página de quem habilitou o recurso são identificadas por dia. A festa da bisbilhotice anônima acabou. Mas há quem tenha adorado a nova onda. "Sou apaixonado por um cara, mas ele é heterossexual, tem namorada e tudo. Com o visualizador pude ver que ele está entrando direto na minha página. Foi uma surpresa, fiquei feliz, mas muito confuso", disse Marcelo, nome fictício desse usuário de São Paulo, que se aproveitou da preciosa informação para se aproximar mais de sua paixão.

Só que muita gente odiou o novo brinquedo. "Desde que começou isso, estou bisbilhotando bem menos", disse Renata Castro, de 23 anos, analista de sistemas. Renata, antes disso tudo, já havia criado uma falsa conta de Orkut para investigar a vida do rapaz que namora há sete anos. "Uma vez contei pras minhas amigas de trabalho que eu tinha essa conta falsa. Morreram de rir. Só que no dia seguinte todas tinham feito a mesma coisa", contou. Contas fictícias para os bisbilhoteiros de plantão: está dada a dica.

"Mas, pô, eu queria ter essa liberdade na minha página! Pra que serve Orkut se não for pra fuçar nas dos outros?" A revolta é de Vanessa Borges Ribeiro, de 20 anos, estudante, que desabilitou a função de visualizar pessoas. "Cancelei na hora. Agora eu não vejo ninguém, mas também ninguém me vê."

O principal motivo para Vanessa desencanar do visualizador foi a página de um cara com quem ela está ficando. "Eu vi lá um scrap (recado) de uma mina. Aí fiquei morrendo de vontade de entrar na página dela, e não entrei porque ela saberia disso. Tem dó, né? Vou ficar passando vontade?" Para quem quiser cancelar o recurso, é bom saber que, com isso, também não será possível saber quem andou investigando a sua página.

Mal chegou, e o visualizador de perfil já é amado e odiado no próprio Orkut. Comunidades como "Orkut dedo-duro! (Oficial)", com 1.343 membros, e "Visualizador de Perfil? Nãão!" com 1.580 membros, são duas das que criticam a nova ferramenta.

A Favor

Mas há o contraponto. A estudante Cecília Antunes de Siqueira, de 20 anos, é mãe da comunidade "Amamos o visualizador de perfil". E por que esse amor todo? "Porque assim você pára um pouco de ficar o dia inteiro fuçando no Orkut. Além de poder saber quem está interessado em você", analisou.

O Orkut é um site norte-americano, de propriedade da multinacional Google, existe desde 2004 e virou febre no Brasil. Atualmente, tem mais de 12 milhões de usuários e nada menos que 70,3% se declaram brasileiros. Desde julho, a empresa tem uma subsidiária no País, localizada em São Paulo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo