O grupo multidisciplinar composto pela Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, secretarias municipais, Instituto Ambiental do Paraná – IAP, Sanepar, Associação de Defesa Ambiental de Foz do Iguaçu – Adeafi, UDC e Ministério Público identificou alto grau de poluição no canal do Rio Monjolo, na cidade de Foz do Iguaçu. Nos cerca de 500 metros percorridos pelo grupo foram encontrados mais de 25 pontos irregulares de lançamento de esgoto.

continua após a publicidade

A contaminação tem origem no despejo indevido de esgoto do comércio e residências em galerias de águas pluviais, causando a poluição dos rios. Para a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, as ligações irregulares de esgoto são um grande problema em todas as cidades paranaense. ?Isto afeta diretamente a qualidade da água dos rios urbanos e também dos mananciais de abastecimento público, por isso, a Sanepar tem desenvolvido uma política para, em parceria com os órgãos públicos e entidades ambientais, resolver estes problemas?, explica.

Comunidade

A quantidade de pontos de poluição impressionou o presidente da Câmara de Vereadores de Foz, Carlos Budel. ?Encontramos muitos locais com tubos que estão jogando esgoto diretamente no canal do Rio Monjolo e será necessária uma ação conjunta de toda a comunidade para despoluir o rio?, comentou. Maria Arlete aproveitou a vistoria para sugerir ao presidente da Câmara a criação de uma lei para disciplinar as ações de uso dos recursos hídricos do município.

continua após a publicidade

Para programar as ações de recuperação do Rio Monjolo será formado um comitê gestor. Este comitê terá a responsabilidade de planejar e organizar atividades e de mobilizar a sociedade para a necessidade do uso correto da rede coletora de esgoto e das galerias de águas pluviais. A coordenação do grupo ficará a cargo da Sanepar. Sérgio Caimi, gerente regional da Companhia, lembrou que tanto as ligações irregulares de esgoto quanto a utilização inadequada das galerias de água de chuva, além de poluir os rios, causa enchentes.

Caimi também disse que algumas ações serão realizadas imediatamente. ?A Sanepar estará distribuindo uma mala direta para todos os moradores da região central da cidade, para que verifiquem se o esgoto de suas residências está ligado corretamente à rede?. Além disso, nos próximos meses o comitê gestor irá programar vistorias em todos os imóveis da região, com o objetivo de identificar quais residências ou comércio estão lançando irregularmente o esgoto nas galerias.

continua após a publicidade