Quem vai precisar de transporte escolar para os filhos no ano que vem pode aproveitar as próximas férias para escolher com cuidado os prestadores de serviços. A gerência de vistoria de transporte comercial da Urbs – responsável pelo controle das atividades de táxi, fretamentos e transporte escolar – alerta aos pais que fiquem atentos à documentação exigida para não cair na mão dos "piratas".

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"O controle feito pela Urbs é a principal garantia dos pais. É a certeza de que o condutor e o veículo estão regulares e cumprem as normas de segurança para prestação do serviço", afirma José Carlos Pereira, gerente de transporte comercial.

Existem 884 transportadores escolares regularmente cadastrados na cidade. Cada um deles precisa fazer duas vistorias por ano, num calendário que varia conforme o número de registro. A fiscalização confere os itens de segurança, conforto e aparência tanto na parte interna do veículo, como sistema de direção, freio, cintos de segurança individuais, tacógrafo, limpadores de pára-brisa, saídas de emergência, extintor de incêndio, e outros.

Na parte externa são checados os amortecedores, placa, bateria, faróis, piscas, luz de freio, lanterna, espelho retrovisor e pneus. Depois da vistoria, o veículo recebe a Licença para Trafegar, um selo que fica colado do lado superior direito do pára-brisa dianteiro, válido por seis meses.

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Há sete anos atuando no transporte escolar, o motorista Érico Alceu Wolfesgrau, considera necessário o rigor no controle da Urbs. "Trabalhar com crianças é uma responsabilidade muito grande, a gente tem que estar em dia com todas as normas", diz ele. A motorista Hilda Cristina Weise nunca trabalhou com transporte escolar, vai começar só em fevereiro, mas já levou a van para a vistoria na Urbs. "Prestar um serviço de qualidade exige planejamento. Não é bom deixar nada para a última hora", afirmou ela ao sair com sua van aprovada na primeira vistoria.