As obras de revitalização e melhorias do Zoológico Municipal e da Ópera de Arame foram aprovadas pelos visitantes que passaram pelos locais neste fim de semana. A Prefeitura investiu R$ 1,7 milhão em reformas e novos equipamentos para oferecer mais conforto e segurança aos visitantes destes dois ícones do turismo da cidade.
A paulista Eliza Ribeiro Gandolfi, que mora em Curitiba há 40 anos, levou à Ópera de Arame a família que veio de São Paulo e ficou bem impressionada com o aspecto da construção. "Esse é um atrativo turístico como poucos no Brasil e por isso tem que ser bem cuidado", disse. Eliza elogiou o cuidado da Prefeitura, principalmente com relação às medidas de segurança, que para ela são essenciais.
O casal de portugueses, Jorge Alves e Florinda Alves, que há 30 anos mora em Itaquaquecetuba-SP, sempre visita a Ópera de Arame quando vem à cidade. Desta vez, os dois acharam que está "bonita e bem cuidada". Outra que foi uma das primeiras a visitar a Ópera depois da revitalização, foi a secretária paulista Adriana Guerreiro, que há três meses se transferiu para Curitiba. Ela não sabia das reformas, mas notou diferenças: "parece que está tudo mais claro", disse.
Melhorias
As obras de reforma do Teatro Ópera de Arame começaram em novembro, quando o local foi fechado para visitação. As estruturas metálicas, que estavam corroídas pela ferrugem foram substituídas e vários pilares de sustentação foram trocados.
As obras incluíram ainda a reforma de arcos, vigas e colunas, além da manutenção da passarela. Feita em policarbonato, a cobertura também recebeu melhorias e limpeza. A antiga pintura foi retirada com jatos de areia para dar lugar à nova pintura, nas cores cinza chumbo e verde.
A questão da segurança foi uma das prioridades no projeto de reforma. Novas portas de emergência foram abertas e foi ampliada a dimensão das escadas de acesso ao segundo andar, de acordo com as novas normas do Corpo de Bombeiros. E, para aumentar a proteção do público, foram colocados guarda-corpos nos camarotes.
Zôo
A entrega do Zôo revitalizado foi feita pelo vice-prefeito Luciano Ducci no sábado (15). A Prefeitura de Curitiba investiu R$ 300 mil na obra. Foram construídos um portal com guarita, equipado com quatro catracas de controle de entrada, dois novos conjuntos de sanitários para uso do público foram construídos, um próximo ao portal de entrada e outro ao lado da administração do parque.
Os novos sanitários estão adaptados a portadores de deficiência física. As novas estruturas contam com banheiros especiais e rampa de acesso. Outra reivindicação dos visitantes, atendida pela Prefeitura, foi a instalação de um fraldário. O parque recebe uma média mensal de 25 mil visitantes.
A educadora Lucineire Aparecida Montini, de Sarandi (PR), trouxe um grupo de alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais) daquela cidade para visitar o Zôo e teve a oportunidade de conhecer as melhorias. "A estrutura ficou bem melhor e o Centro de Atendimento ao Visitante realmente facilita a movimentação das pessoas dentro do parque", disse.