O governador Roberto Requião anunciou neste sábado (07) o empresário Virgílio Moreira Filho como novo secretário estadual da Indústria e Comércio e Assuntos do Mercosul. De acordo com o governador, Moreira Filho foi sugerido pelas classes empresariais e industriais paranaenses. ?Pedi que essas entidades me sugerissem nomes para a pasta e o Virgílio foi um consenso?, afirmou Requião.
Segundo o governador, a orientação governamental da pasta não muda com a troca de secretário e os programas de Governo terão continuidade. Moreira Filho substitui Luiz Mussi e assume as funções da Secretaria na próxima segunda-feira (09). Mussi ficou à frente da pasta por dois anos e cinco meses e destaca que, nesse período, aproximadamente 100 mil novas empresas foram criadas no Estado e cerca de 200 mil empregos diretos foram gerados.
?O trabalho da minha Secretaria teve sempre o apoio de outras pastas, como a da Fazenda, que nos auxiliou no decreto que isentou as microempresas do pagamento do ICMS. Além disso, criamos os Arranjos Produtivos Locais que beneficiaram diversas regiões do Paraná e temos muitos outros projetos que estão em andamento?, salientou Mussi, que pediu seu afastamento para se dedicar a negócios pessoais.
Mussi destacou, ainda, as missões empresariais organizadas pelo Governo, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Já foram realizadas missões para vários países do Mercosul, para o Canadá, Espanha, China e, em outubro desse ano, um novo grupo seguirá para a França. ?Essas missões trouxeram resultados fantásticos para o Estado. Quando Requião assumiu, havia um déficit comercial nas exportações do Paraná para a Argentina. Com as missões, revertemos esse quadro e no ano de 2004 exportamos US$ 800 milhões para a Argentina e importamos US$ 400 milhões?, contou.
Perfil
O novo secretário tem 47 anos, nasceu em Irati e é formado em Administração de Empresas. Atualmente, é o 1º vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, vice-presidente da Federação das Associações Comerciais, presidente do Sindicato da Indústria de Aparelhos Eletro-eletrônicos e Similares do Paraná, membro do Conselho de Representantes pelo Paraná na Confederação Nacional da Indústria, entre outras funções.
?Vou conservar todas as funções que já exerço porque nenhuma delas vai atrapalhar meu trabalho frente à Secretaria. Seguindo a orientação do governador, vou manter a mesma filosofia de trabalho e continuar tocando os programas do Governo?, afirmou.
Parceria
Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Rodrigo Rocha Loures, a escolha de Moreira Filho vai dar prosseguimento a parceria de sucesso que já existe entre o Governo e os empresários e industriais paranaenses. ?O Virgílio tem grande experiência de representação institucional, é um industrial de sucesso e um homem muito experiente?, afirmou Rocha Loures.
O presidente da Fiep salientou ainda que a experiência empresarial do novo secretário ?irá resultar em uma contribuição muito boa para o Governo?. Rocha Loures destacou, entre os principais trabalhos realizados por Moreira Filho, a representação do setor industrial no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), órgão federal que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente.