Episódios de violência na capital iraquiana Bagdá deixaram ao menos 24 mortos hoje. Dois projéteis de morteiro mataram quatro pessoas e feriram 14 hoje no distrito de Shurta al-Rabi’a, na zona oeste, informou a polícia local. Também hoje, segundo a polícia, guardas posicionados na delegacia de Bab al-Sheik, no centro da cidade, atiraram num militante suicida a bordo de um caminhão-bomba. O suicida desviou, bateu numa barreira de cimento e o caminhão explodiu. Dois civis morreram e dois policiais ficaram feridos.

continua após a publicidade

Em outro episódio hoje, a explosão de um carro-bomba na frente de um mercado provocou a morte de pelo menos dez pessoas em Bagdá, segundo autoridades locais. O carro foi detonado no meio da manhã em Baiyaa, um dos mais populares distritos comerciais de um bairro onde xiitas e sunitas vivem misturados.

Na zona norte da capital, soldados americanos mataram oito supostos rebeldes no âmbito de uma operação militar iniciada no último dia 12. O Exército dos Estados Unidos informou ter detido pelo menos seis pessoas em regiões distintas de Bagdá.

Os ataques de hoje ocorrem duas semanas depois do início da operação militar conjunta protagonizada por soldados americanos e iraquianos para conter a violência em Bagdá.

continua após a publicidade