Episódios de violência resultaram na morte de pelo menos 40 pessoas nesta quarta-feira (23) no Afeganistão, informaram autoridades locais. Confrontos e bombardeios promovidos pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) mataram pelo menos 36 supostos rebeldes no sul do país. Ao mesmo tempo, insurgentes promoveram outras ações, matando um soldado da Otan e ferindo mais cinco.

continua após a publicidade

Em outros pontos do sul afegão, duas explosões causaram a morte de pelo menos três civis, informaram autoridades locais. No pior incidente do dia, 18 rebeldes supostamente vinculados à milícia fundamentalista islâmica Taleban foram mortos em confronto com a polícia na província sulista de Zabul, disse Jailani Khan, subcomandante da polícia local.

Mais 18 supostos rebeldes morreram hoje em bombardeios promovidos pela Otan contra o sul do Afeganistão, sendo 11 em Kandahar e sete em Zabul. Mais de mil pessoas, supostos rebeldes em sua maioria, morreram ao longo dos últimos três meses no país o período mais violento desde a queda do regime fundamentalista liderado pelo Taleban em 2001. Apenas nos últimos quatro dias o número de mortos ultrapassou 150.

continua após a publicidade