Vietnã flexibiliza conversão da moeda para aderir à OMC

Como parte das preparações para o ingresso oficial do Vietnã na Organização Mundial do Comércio (OMC) na próxima semana, o governo anunciou a flexibilização nas restrições para o fluxo de capital de entrada e saída do país, para recursos com fins de investimentos e comércio. Um ponto central da nova legislação garante a livre conversão, sem limitações de quantidade do dong (a moeda local), desde que os lucros e investimentos estejam documentados legalmente, de acordo com informações de uma autoridade do banco central do país entrevistada pela Dow Jones Newswires.

"Na medida em que estamos encorajando os estrangeiros a entrarem aqui, estamos providenciando ferramentas cambias mais flexíveis para habilitá-los a terem acesso a oportunidades de investimentos, diretamente ou indiretamente", disse a fonte, não identificada. "A liberalização dos controles cambiais faz parte dos compromissos do Vietnã para entrar na OMC", completou.

Os investidores estrangeiros já podem repatriar seus investimentos e rendimentos, mas a quantia atual de conversão do dong para outras moedas é limitada para garantir que o país não sofra escassez de moeda estrangeira. Segundo essa autoridade, com o fluxo estrangeiro crescendo e a confiança internacional em relação ao país atingindo níveis máximos, o governo vai garantir um livre movimento de moedas para os investidores – estrangeiros ou locais, institucionais ou individuais.

O Vietnã ingressa oficialmente na OMC no dia 11 de janeiro e o investimento estrangeiro direto no país deve aumentar. De acordo com o Ministério do Planejamento e Investimento, o investimento direto estrangeiro para o país em 2007 deve, provavelmente, superar o valor estimado de US$ 10 bilhões para 2006.

Os executivos locais afirmaram que as medidas que atenuam os obstáculos para a conversão do dong devem tornar o país mais atraente para investimentos estrangeiros. "Qualquer coisa que aumente a competitividade e a eficiência local permitirá que o investimento estrangeiro escoe para o país", afirmou o parceiro da IDG Ventures Vietnã, Rachan Reddy. A IDG é o braço de investimento em tecnologia da informação da International Data Group, com sede em Boston (EUA).

A nova legislação, assinada pelo primeiro-ministro Nguyen Tan Dung, no dia 28 de dezembro, entrará em vigor após o Diário Oficial do país publicar as regras, na próxima semana. As novas regras também devem procurar erradicar a economia dolarizada do Vietnã, fazendo com que todas as transações monetárias sejam realizadas em dong. Atualmente, alguns investidores estrangeiros fazem negócios no Vietnã em dólares ou em outras moedas, parcialmente, em razão dos problemas para converter o dong. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo