O Programa Vida Saudável, da Prefeitura de Curitiba, promoveu nesta sexta-feira, na Boca Maldita, das 10h às 16h, uma série de atividades em comemoração à Semana do Coração. As atividades foram desenvolvidas em parceria com a Sociedade Paranaense de Cardiologia e Funcor. Participaram médicos, profissionais de saúde e universitários de Medicina e Enfermagem.

A comemoração contou com pequenas palestras sobre doenças e cuidados com o coração, distribuição de material educativo e a realização de testes de colesterol, pressão e glicemia na população. As pessoas que tiveram o resultado dos exames com algum tipo de alteração receberam já no local orientação médica sobre futuros procedimentos.

Estima-se que as doenças cardiovasculares sejam responsáveis por 35% das mortes no país. São fatores de risco: hipertensão arterial; diabetes; tabagismo; histórico familiar precoce – parentes de 1º grau do sexo masculino com menos de 55 anos e do sexo feminino, com menos de 65 anos; idade superior a 60 anos; sexo masculino; mulheres em pós-menopausa ou com menopausa precoce sem uso de terapia de reposição hormonal; estresse, obesidade e sedentarismo.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 20% da população com idade igual ou superior a 20 anos apresenta Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). A hipertensão é responsável por cerca de 40% dos casos de aposentadoria precoce e de absenteísmo no trabalho no Brasil. Em Curitiba, é a segunda causa de internamento hospitalar e a primeira de mortalidade cardiovascular.

O Programa de Hipertensão e Diabetes da Secretaria Municipal da Saúde visa a melhoria da qualidade de vida através do auto-cuidado e do controle da doença. As ações começam nas unidades de saúde, que devem identificar e captar precocemente os portadores destas patologias, classificando-as por grau de risco e dando o encaminhamento do paciente de acordo com a gravidade da doença.

Quanto à identificação e captação dos portadores destas patologias, 50% dos pacientes hipertensos inscritos no programa em 2003 são de baixo risco e 13,5% são de alto ou muito alto risco, predominando a faixa etária de 50 anos ou mais. Em relação à assistência clínica, são distribuídas mensalmente aproximadamente 1,6 milhão de cápsulas de medicamentos específicos.

As medidas de promoção do autocuidado são realizadas em parceria com o Programa Vida Saudável, através de ações para a incorporação de hábitos saudáveis, e de oficinas para grupos de hipertensos e diabéticos organizadas nas unidades de saúde. Este ano, para instrumentalizar melhor os profissionais das unidades, será incorporada à prática de atendimento a Norma Técnica de Hipertensão e Diabetes.

continua após a publicidade

continua após a publicidade