O terceiro vice-presidente do PT, Jilmar Tato, colocou hoje seu cargo na Executiva Nacional do partido à disposição do ex-deputado José Dirceu (PT-SP). Apesar de apontar que ele próprio pertence à chapa PT de Luta e de Massas (PTLN), enquanto Dirceu integra o grupo do Campo Majoritário, Tato disse que não teria nenhum problema em ceder sua posição para garantir que Dirceu retome uma função na vida partidária.

continua após a publicidade

"Se por ventura o José Dirceu quiser, eu não tenho dificuldade nenhuma em sair da Executiva, da Direção Nacional do PT e dar esta vaga a ele", afirmou, ao chegar na manhã de hoje à sede do Diretório Nacional do PT, na capital paulista, onde está sendo realizada uma reunião da Executiva Nacional. "Ele é simbólico no PT, tem capacidade política, sabe coordenar, sabe articular, conhece o partido, conhece a sociedade brasileira, os Estados e os prefeitos, conhece todo mundo. Então, é um quadro que não podemos desperdiçar."

Outro representante do PT, Markus Sokol, mantém uma postura diferente. Segundo ele, a tarefa de abrir um espaço para que Dirceu exerça alguma função dentro da legenda cabe apenas ao Campo Majoritário. "Esta é uma questão que não se coloca para mim, mas sim para a corrente à qual ele pertence."

continua após a publicidade