Vestibular de inverno da UEPG registra aumento de 14% nas inscrições

O primeiro Vestibular 2007 (Vestibular de Inverno) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) registrou um aumento de 14,8% nas inscrições, em comparação a julho do ano passado. A Comissão Permanente de Seleção (CPS) contabilizou 7.118 inscrições consolidadas, com fichas preenchidas via Internet e taxa de inscrição recolhida nas agências bancárias.

No vestibular de 2006 foram validadas 6.198 inscrições. Para este vestibular, a UEPG oferta 690 vagas distribuídas em 36 cursos, nos campi de Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Castro. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 22 de julho, em Ponta Grossa, Castro, Palmeira, Paranaguá e Telêmaco Borba.

A proporção candidato/vaga para o próximo vestibular da UEPG é de 10,31 (7.118 inscritos para 690 vagas), concorrência menor que a verificada no ano passado, quando a proporção era de 11,38 candidatos por vaga (6.119 candidatos para 599 vagas). Nos próximos dias, a Comissão divulgará a proporção candidato/vaga discriminada por curso, inclusive com as proporções e número de vagas destinadas ao sistema de cotas para alunos oriundos das escolas públicas e negros. O número de vagas para as duas modalidades de cotas será definido após o processamento final das inscrições, obedecendo aos limites mínimos de 10% de reserva para os oriundos da rede pública e de 5% como cota dos candidatos que se declararem negros.

Em âmbito geral, a Comissão fez um levantamento da adesão ao sistema de cotas, registrando 2.024 inscrições dentro da reserva de vagas para alunos provenientes das escolas da rede pública de ensino, num percentual de 28,43% do total de inscritos. A cota étnica apresentou demanda de apenas 167 inscrições (2,35%). A grande maioria, 4.927 candidatos (69,22%), vai concorrer fora do sistema que integra as denominadas políticas afirmativas, que visam a democratização do acesso ao ensino superior.

Os números finais se aproximam do levantamento prévio feito pela comissão no Vestibular de Inverno do ano passado, através do questionário que levanta o perfil socioeconômico dos candidatos. Naquela oportunidade, 70,65% dos inscritos se declararam contrários à existência de cota para alunos oriundos das escolas públicas, enquanto 90,70% dos candidatos se mostraram contra o sistema de cotas pela aparência física do candidato (branca, negra, amarela, indígena).

Entre os optantes pela cota dos oriundos da escola pública, o curso de Administração registrou maior demanda, com 134 candidatos do total de 422 inscrições. Na seqüência, aparecem os cursos de Ciências Contábeis, 119 de 274; Direito ? noturno, 107 de 426; licenciatura em Educação Física, 110 de 248; Agronomia, 106 de 417; Odontologia, 87 de 507; Pedagogia, 83 de 201; Direito matutino, 82 de 429; Farmácia, 79 de 417; e Enfermagem, 79 de 262 inscrições.

Para a cota voltada aos negros egressos da escola pública, sete opções não tiveram demanda, entre as 46 opções ofertadas pela UEPG em 36 cursos. Nessa lista estão os cursos de Matemática ? integral; bacharelado em Física; bacharelado em Turismo; Engenharia de Materiais; Engenharia da Computação; licenciatura em Letras ? Português/Francês ? noturno; e licenciatura em Música.

Entre os cursos que registraram demanda, Direito noturno ocupa a primeira posição, com 14 inscrições entre 426 candidatos. Em seguida aparece o curso de Administração, com 12 opções entre 422 inscritos; Licenciatura em Educação Física, 7 de 248; Enfermagem, 9 de 262; e Direito matutino, 10 dos 429 inscritos.

Com relação aos candidatos que se declararem negros, estes só terão direito à homologação do registro acadêmico e matrícula após a verificação, por uma comissão indicada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UEPG, do atendimento às condições exigidas para a participação neste sistema de cotas, ou seja, apresentar traços físicos característicos do grupo étnico negro e, dentro das condições estabelecidas, ser oriundo da escola pública. A cota para escola pública exige que o candidato tenha cursado no mínimo duas séries do ensino fundamental e todas as séries do ensino médio cursadas em escola pública municipal, estadual ou federal.

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