Existem relatos conflitantes sobre as causas da queda do helicóptero russo nesta sexta. Enquanto um oficial do Ministério das Situações Emergenciais, falando sob anonimato, diz que o helicóptero foi derrubado por rebeldes, um oficial russo perto do local do choque afirma que a hélice do aparelho bateu em algum objeto enquanto o helicóptero tentava pousar, o que provocou a queda. Um helicóptero militar russo caiu hoje na Chechênia e as 18 pessoas a bordo morreram, disseram autoridades.
O MI-8 caiu enquanto voava no sul da Chechênia, participando de uma operação contra militantes. O aparelho transportava 15 soldados e uma tripulação de três aviadores. Um porta-voz da força aérea confirmou em Moscou que o helicóptero caiu, mas não deu maiores informações sobre o episódio. A perda de vidas é a maior para a Rússia, em um único incidente, em vários meses na Chechênia.
Maiores ofensivas e a luta em larga escala já acabaram, mas militantes islâmicos continuam a emboscar pequenas unidades do Exército russo e forças locais apoiadas por Moscou. O oficial do Ministério das Situações Emergenciais disse que o helicóptero voava para o sul da Chechênia, onde foi detectado um grupo suspeito de militantes.