Foz do Iguaçu vai receber, de 23 a 26 de novembro de 2005, parlamentares de estados brasileiros e de países da América do Sul. Eles vão participar do Congresso Sul-Brasileiro de Vereadores, do Seminário Sul-Americano de Parlamentos Municipais e do Encontro Nacional de Vereadores. O evento é direcionado ainda a técnicos e assessores legislativos, servidores públicos, diretores e secretários de Câmaras Municipais.

continua após a publicidade

Os encontros são organizados pela Associação de Câmaras e Vereadores do Oeste do Paraná (Acamop) em parceria da União dos Vereadores do Paraná (Uvepar), com com apoio do Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB.

Os eventos serão realizados simultaneamente com perspectiva de reunir mais de mil participantes. As programações incluem painéis e reuniões técnicas sobre assuntos de interesse dos Legislativos Municipais e dos vereadores.

Segundo o presidente da Uvepar, Bento Batista da Silva, os encontros estavam previstos inicialmente para Porto Alegre. ?Trabalhamos unidos e desta forma também estamos cumprindo compromisso com os vereadores do Oeste do Paraná, no sentido de trazer eventos como estes para a região?, revelou.

continua após a publicidade

Além da Acamop e da Uvepar, também estão envolvidos a União dos Vereadores do Brasil (UVB), o Conselho de Vereadores da Região Sul (Coversul), o Comitê Latino-Americano de Parlamentos Municipais e o Instituto de Administração Municipal (IAM). A empresa responsável pela realização é a U.S. Place, de Cascavel.

Programação

continua após a publicidade

A abertura será às 14h do dia 23. Às 15h acontece o primeiro painel, sob o comando do secretário geral para Assuntos do Mercosul, Paulo Roberto Lopes. Em seguida, às 16h, a vereadora Magali Marques da Rocha Adriano falará sobre o tema ?Comitê Latino-Americano de Parlamentos Municipais ? Ações e Perspectivas?.

No dia 24, às 9h, representantes do Tribunal de Contas do Paraná farão painéis sobre ?Atribuições e áreas de atuação dos Tribunais de Contas? e ?Gestão Pública responsável: Transparência na Gestão Fiscal, Atividades e Limites da Lei de Responsabilidade Fiscal?. À tarde, acontece o painel ?Planejamento Público na Lei de Responsabilidade Fiscal?, com técnicos do Programa Interlegis, do Senado Federal.

Às 16h o tema será ?O Projeto CIRSUL ? Circuito Sul-Americano para Integração e Desenvolvimento ? Objetivos e Região de Abrangência?, com o coordenador geral do CIRSUL, Mosar da Costa. No encerramento do segundo dia, a partir das 20h, haverá um jantar de confraternização e a posse da diretoria da União dos Vereadores do Brasil (UVB).

Hídricos

As atividades do terceiro dia começam às 9h30 com o painel ?Aqüífero Guarani e a Bacia do Prata?, sob o comando de José Roberto Borghetti, consultor da FAO. Em seguida o secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento da Região Sul (Codesul), Santiago Gallo, fala sobre ?O desenvolvimento social, econômico e a integração dos Estados que compõem a Região Sul ? A importância dos vereadores no contexto de integração e fortalecimento dos Estados?.

À tarde, a partir das 14h, o presidente da Comissão do Mercosul no Senado Federal, senador Sérgio Zambiasi, apresentará o painel ?Construção do Parlamento do Mercosul?. Às 16h o jornalista e comentarista político Carlos Chagas fala sobre ?O Papel da imprensa na integração latino-americana?. O dia encerra com a eleição e posse do Conselho de Vereadores da Região Sul (Coversul).

No sábado, dia 26, a partir das 10h acontece a reunião técnica do Coversul, e às 12h serão entregues os certificados. Mais informações, reservas e confirmações pelos fones (51) 3224 2152, (51) 3227 2112 e (51) 3225 8286.