Os veranistas que estiveram no litoral de dois de janeiro a cinco de fevereiro de 2006 terão a oportunidade de fazer uma avaliação física individual, patrocinada pela equipe Verão Saúde, da Paraná Esporte, no projeto Viva o Verão. Professores e monitores vão avaliar, orientar e acompanhar a condição física das pessoas enquanto estas estiverem no litoral, durante seis dias por semana, nos quatro postos fixos de atendimento (Guaratuba, Caiobá, Matinhos e Shangrilá).
?O mesmo trabalho de avaliação e orientação será feito por uma equipe itinerante nas cidades de Morretes, Antonina e Guaraqueçaba?, informa Zuleica Lopes Koritiak, diretora de Lazer e Qualidade de Vida da Paraná Esporte.
Além de conhecer o histórico de vida em relação às atividades físicas de cada interessado, a equipe Verão Saúde vai medir a pressão arterial, altura e peso, bem como calcular o índice de massa corporal. Essa composição corporal (a quantidade de gordura no organismo) é aceitável entre o percentual de 16% a 25% para as mulheres e de 12% a 18% para os homens.
A equipe do Verão Saúde irá também promover caminhadas, todos os dias (menos às segundas-feiras), das sete às 8h30 e das 18h30 às 19h30. Ela orientará ainda os trabalhos de alongamento e sobre os cuidados com a vestimenta, calçado e horário apropriados para as atividades físicas. É desejo da Paraná Esporte firmar também uma parceria com universidades para orientações nutricionais.
Outra atividade da equipe Verão Saúde será de pesquisa para avaliar a qualidade de vida do cidadão paranaense. ?Será uma avaliação mais abrangente para propor no futuro um trabalho efetivo na implementação de políticas de atividades físicas no Estado?, explica o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.