O consumo de água tratada no litoral aumentou 16% em relação ao reveillon do ano passado. Apesar deste aumento, a Sanepar cumpriu o compromisso de que haveria água para os moradores e veranistas. De acordo com o presidente da empresa, Stênio Jacob, ?o suprimento de água para toda a população, estimada em 1,8 milhão de pessoas, é reflexo dos investimentos realizados pela Sanepar nos últimos anos?. Para dotar os cinco municípios litorâneos atendidos pela Companhia com capacidade de produção e de distribuição, compatível com a demanda dos dias de pico, como na passagem do ano novo e no carnaval, foram investidos R$ 57 milhões.

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No sistema integrado que abastece os municípios de Matinhos e Pontal do Paraná, foi registrado o mais alto consumo per capita de todo os cinco municípios litorâneos atendidos pela Sanepar. Segundo o gerente da Sanepar no litoral, Denílson Belão, ?apesar do alto consumo registramos apenas casos isolados de desabastecimento, em áreas restritas e durante poucas horas?. Ele cita como exemplo de falta de água ocasional um prédio no balneário Inajá. Há indícios de que o edifício tem problemas internos de reservação e não era possível bombear a água até a caixa. A Sanepar resolveu o problema com caminhão-pipa.

No balneário Solimar, o alto consumo provocou o desabastecimento temporário. Na região próxima à Avenida Curitiba, houve dificuldade para abastecer todos os moradores pelo período de 10 horas. ?Tanto no prédio do Inajá, como no Solimar e na Avenida Curitiba, havia água no cavalete, no entanto, sem pressão para subir para a caixa de água interna?, explica Belão.

Vandalismo 

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Em América de Cima, no município de Morretes, ocorreu rompimento na rede de distribuição, no dia 30 de dezembro, afetando uma pousada e uma casa. Também em Morretes, nesta data, cerca de 30 residências ficaram desabastecidas, porque vândalos cortaram a tubulação que transporta a água tratada. O fato foi registrado na delegacia local e a polícia o está investigando.

No dia 31, em função da queda de energia elétrica, o sistema de produção e de distribuição de Pontal do Paraná sofreu desequilíbrio por cerca de 40 minutos. Em conseqüência, parte dos balneários Atami, Shangrilá e Ipanema ficaram sem o fornecimento de água por menos de uma hora. Em Guaratuba, apenas um edifício, em função de problemas no hidrômetro, sofreu falta de água.

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Belão destaca que os técnicos da empresa dispuseram de apenas de 30 horas ? entre os dias 31 e 1.º – para avaliar os resultados das melhorias operacionais executadas durante o ano todo. ?Somente com o todo o sistema operando no pico máximo é possível mensurar a necessidade de eventuais intervenções. Nem no carnaval há possibilidade de obter um ?raio-x? completo. Obtivemos uma avaliação positiva, que nos indica onde é possível melhorar ainda mais?, avalia.

Atendimento

No período de 29 de dezembro a 1.º de janeiro, 1.764 usuários da Sanepar, de todo o Estado, fizeram contato com a empresa. A maior procura esteve concentrada no dia 29, quando 826 clientes solicitaram serviços, sendo que 153 pediram a emissão da segunda via da conta de água. Todos foram orientados a autorizar o débito automático em conta corrente bancária. Nesta data, 88 usuários procuraram a empresa para quitar débitos pendentes e 50 pediram a religação da água.

No total dos cinco municípios, a empresa atende a 68.481 imóveis residenciais com água tratada. No dia 1.º, apenas 50 usuários entraram em contato com a empresa, ?o que é mais uma demonstração de que o abastecimento foi assegurado para todos?, reitera Belão.