O consumo de água tratada no litoral aumentou 16% em relação ao reveillon do ano passado. Apesar deste aumento, a Sanepar cumpriu o compromisso de que haveria água para os moradores e veranistas. De acordo com o presidente da empresa, Stênio Jacob, ?o suprimento de água para toda a população, estimada em 1,8 milhão de pessoas, é reflexo dos investimentos realizados pela Sanepar nos últimos anos?. Para dotar os cinco municípios litorâneos atendidos pela Companhia com capacidade de produção e de distribuição, compatível com a demanda dos dias de pico, como na passagem do ano novo e no carnaval, foram investidos R$ 57 milhões.
No sistema integrado que abastece os municípios de Matinhos e Pontal do Paraná, foi registrado o mais alto consumo per capita de todo os cinco municípios litorâneos atendidos pela Sanepar. Segundo o gerente da Sanepar no litoral, Denílson Belão, ?apesar do alto consumo registramos apenas casos isolados de desabastecimento, em áreas restritas e durante poucas horas?. Ele cita como exemplo de falta de água ocasional um prédio no balneário Inajá. Há indícios de que o edifício tem problemas internos de reservação e não era possível bombear a água até a caixa. A Sanepar resolveu o problema com caminhão-pipa.
No balneário Solimar, o alto consumo provocou o desabastecimento temporário. Na região próxima à Avenida Curitiba, houve dificuldade para abastecer todos os moradores pelo período de 10 horas. ?Tanto no prédio do Inajá, como no Solimar e na Avenida Curitiba, havia água no cavalete, no entanto, sem pressão para subir para a caixa de água interna?, explica Belão.
Vandalismo
Em América de Cima, no município de Morretes, ocorreu rompimento na rede de distribuição, no dia 30 de dezembro, afetando uma pousada e uma casa. Também em Morretes, nesta data, cerca de 30 residências ficaram desabastecidas, porque vândalos cortaram a tubulação que transporta a água tratada. O fato foi registrado na delegacia local e a polícia o está investigando.
No dia 31, em função da queda de energia elétrica, o sistema de produção e de distribuição de Pontal do Paraná sofreu desequilíbrio por cerca de 40 minutos. Em conseqüência, parte dos balneários Atami, Shangrilá e Ipanema ficaram sem o fornecimento de água por menos de uma hora. Em Guaratuba, apenas um edifício, em função de problemas no hidrômetro, sofreu falta de água.
Belão destaca que os técnicos da empresa dispuseram de apenas de 30 horas ? entre os dias 31 e 1.º – para avaliar os resultados das melhorias operacionais executadas durante o ano todo. ?Somente com o todo o sistema operando no pico máximo é possível mensurar a necessidade de eventuais intervenções. Nem no carnaval há possibilidade de obter um ?raio-x? completo. Obtivemos uma avaliação positiva, que nos indica onde é possível melhorar ainda mais?, avalia.
Atendimento
No período de 29 de dezembro a 1.º de janeiro, 1.764 usuários da Sanepar, de todo o Estado, fizeram contato com a empresa. A maior procura esteve concentrada no dia 29, quando 826 clientes solicitaram serviços, sendo que 153 pediram a emissão da segunda via da conta de água. Todos foram orientados a autorizar o débito automático em conta corrente bancária. Nesta data, 88 usuários procuraram a empresa para quitar débitos pendentes e 50 pediram a religação da água.
No total dos cinco municípios, a empresa atende a 68.481 imóveis residenciais com água tratada. No dia 1.º, apenas 50 usuários entraram em contato com a empresa, ?o que é mais uma demonstração de que o abastecimento foi assegurado para todos?, reitera Belão.