Brasília ? O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, participam de reunião extraordinária do Mercosul para formalizar a adesão da Venezuela ao bloco comercial. O encontro será realizado em Caracas, na terça-feira (4).

continua após a publicidade

Também estarão presentes os presidentes dos outros integrantes do Mercosul: Argentina, Paraguai e Uruguai. Além de Evo Morales, da Bolívia, país associado ao bloco. Morales afirmou que pretende se reunir com Lula para discutir o preço de comercialização do gás natural boliviano, que causa polêmica desde a nacionalização das reservas no país vizinho. O Itamaraty, no entanto, informa que a agenda do presidente ainda não está definida.

O protocolo de adesão da Venezuela foi firmado em junho pelos ministros de Relações Exteriores dos países membros. Agora, será ratificado pelos presidentes. O documento define os compromissos, as etapas do processo de integração, os prazos para a adoção da tarifa externa comum (TEC) do bloco e para a liberalização do comércio com os demais integrantes. A Venezuela deverá adotar as normas de forma gradual num prazo de quatro anos.

continua após a publicidade