São Paulo – A Associação Brasileira de Vendas Diretas (ABEVD) divulgou hoje (17) o balanço referente ao ano de 2005, revelando que o setor "porta-a-porta" teve um crescimento de 20,4% no ano passado, na comparação com 2004. Foram, no total R$ 12,3 bilhões movimentados no ano, contra R$ 10,4 bilhões no ano anterior. Segundo a associação, foi vendido 1,1 bilhão de itens no período, enquanto que em 2004 esse número ficou em 997 milhões.

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Na avaliação do presidente da ABEVD, Rodolfo Guttilla, as vendas diretas estão na cesta básica do brasileiro. "Se cruzarmos o número total de itens comercializados pelo modelo das vendas diretas em 2005 com os 51,7 mil domicílios do Brasil, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgada pelo IBGE no final do ano passado, é como se cada domicílio tivesse adquirido 21,3 itens", calculou.

Segundo ele, o desempenho das vendas diretas foi bastante positivo em todos os tipos de produtos, com destaque para os complementos nutricionais, que tiveram um aumento de 30% nas vendas em 2005.

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