Pelo quinto mês consecutivo, as vendas de veículos no varejo registraram crescimento, de acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O volume comercializado de automóveis e veículos comerciais leves alcançou 109,2 mil unidades em outubro total 6,1% superior ao de setembro e 10,1% maior que o de outubro de 2001. A recuperação já era prevista pelo setor, que acreditava num desempenho melhor das vendas de veículos a partir do segundo semestre do ano, principalmente em relação aos volumes do ano passado, já que a retração da indústria automotiva teve início no segundo semestre de 2001.
No acumulado do ano, o volume comercializado de automóveis e comerciais leves, entretanto, é 8,5% menor que o do mesmo período do ano passado: 1,160 milhão de unidades de janeiro a outubro ante 1,268 milhão de unidades nos primeiros dez meses de 2001. As vendas totais de automóveis, veículos comerciais leves, caminhões e ônibus somaram 137,8 mil unidades em outubro, volume 6,5% superior ao de setembro e 9,6% maior que o de outubro do ano passado.
No acumulado do ano, entretanto, as vendas de automóveis e veículos comerciais – sem incluir máquinas agrícolas continuam em queda, segundo a Fenabrave. O volume comercializado de 1,222 milhão de unidades de automóveis e veículos comerciais leves e pesados, é 8,5% menor que o dos primeiros dez meses de 2001, de 1,336 milhão de unidades.
Ranking – No acumulado dos primeiros dez meses do ano, a Fiat lidera as vendas de automóveis e comerciais leves, com 25 7%; seguida pela Volkswagen, com market share de 25,2%. A General Motors ficou com uma fatia de 23,6%; seguida pela Ford, com 9%. A Renault obteve a quinta colocação, com 4,4%; seguida pela Peugeot, com 3,3%.