Conforme a previsão da Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores ? Seccional Paraná), o desempenho total das vendas de veículos automotores em março apresentou crescimento. O índice chegou a 27,79% mais que em fevereiro deste ano, passando de 18.928 unidades comercializadas para 24.188, em março, uma diferença de 5.260 unidades. Na mesma comparação, todos os segmentos da distribuição apresentaram crescimento: automóveis (19,25%); comerciais leves (18,72%); caminhões (79,79%); ônibus (63,24%); motocicletas (37,09%) e implementos rodoviários (36,23%).
Já em relação a março do ano passado, quando foram vendidas 21.201 unidades, o segmento da distribuição apresentou crescimento de 14,09% no Paraná, uma diferença de 2.987 unidades. Nesta comparação, os segmentos responsáveis pelo êxito foram os ônibus, que cresceram 52,05%, e as motos, que venderam 38,90% mais. O restante dos segmentos apresentou índices menores de crescimento, e os caminhões tiveram queda aproximada de 7%.
No acumulado do ano (jan/mar), também houve aumento. O índice positivo foi de 7,36% neste primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. Assim como na comparação anterior, os responsáveis foram os ônibus, com aumento de 29,41% e as motos, 27,95%. Neste caso, todos os outros segmentos apresentaram queda nas vendas.
De acordo com Luís Antônio Sebben, diretor-geral da Fenabrave-PR, é em março que o mercado da distribuição de veículos começa a aquecer, já que o primeiro bimestre é afetado pelo pagamento de impostos e material escolar, além dos feriados e menor número de dias.
Em relação à liderança de marcas no Estado do Paraná, no segmento de automóveis e comerciais leves, o ranking apresentou a seguinte ordem: A VW voltou à liderança, detendo 24,75% do mercado em março, pouco mais que no mês passado, quando a marca estava com 24,46%. A GM também voltou a seu antigo segundo lugar, perdendo a liderança. A marca deteve em março 24,48%, contra os 26,36% conquistados em fevereiro. Detalhe: em janeiro, a marca estava em segundo lugar, mas detinha 27,7% do mercado. A Fiat mantém o terceiro lugar, com 23,62%, pouco superior aos 22,39% de fevereiro. A Ford também manteve o seu quarto lugar no ranking, com 8,2%, inferior aos 9,29% de fevereiro. Em quinto lugar continua a Renault, com 6,53%, mais de dois pontos percentuais de crescimento em relação a fevereiro, quando a marca detinha 4,38% de participação nas vendas do Estado. A Renault é a marca que vem apresentando maior crescimento, ressaltando que em janeiro a marca detinha apenas 3,05%.