Venda de eletroeletrônicos para o Dia das Mães deve crescer 7%

  Arquivo / O Estado
Arquivo / O Estado

Os fabricantes do ramo consideram a data a segunda mais importante no calendário de negócios, depois do Natal.

São Paulo – As vendas de eletroeletrônicos para o Dias das Mães deverão crescer 7% em relação a igual período do ano passado. A estimativa, divulgada hoje (2), é da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), que considera a data a segunda mais importante no calendário de negócios, depois do Natal.

Na linha de portáteis, segundo a associação, os produtos que deverão registrar maior volume de vendas são os liquidificadores batedeiras e produtos de cuidados pessoais. Na linha de imagem de som, os melhores desempenhos deverão ficar por conta dos aparelhos de DVD, televisores e câmeras fotográficas digitais. Já entre os produtos da linha branca, o destaques serão os refrigeradores, lavadoras automáticas e fornos de microondas.

De acordo com a Eletros, vários fatores deverão contribuir para o melhor desempenho do setor no Dia das Mães deste ano. Nas classes de menor renda, por exemplo, a associação destacou a antecipação do aumento do salário mínimo para abril – em anos anteriores reajustado em maio. Esta mudança deve estimular, principalmente, a demanda por geladeiras, lavadoras de roupa e eletroportáteis.

Outros fatores favoráveis, desta vez à compra de eletroeletrônicos, são a queda dos preços e uma eventual antecipação da aquisição de produtos que seriam comprados apenas em junho, mês da Copa do Mundo. "Os aparelhos de DVD, que têm registrado forte demanda, à medida que os preços vêm caindo, devem ser um dos destaques do Dia das Mães, como ocorreu já no ano passado", observou, em nota à imprensa, o presidente da associação, Paulo Saab. "Já estamos próximos da Copa do Mundo e muitos consumidores podem antecipar as compras que estavam programando para junho, para agradar as mães", acrescentou o empresário.

Estatísticas 

Estatísticas da Eletros, sobre o impacto do Dia das Mães nos negócios do setor, mostram que as vendas de geladeiras começam a ser influenciadas já nos meses anteriores. Os aparelhos de até 300 litros costumam ficar 5% acima da média histórica anual em março e 2% maiores em abril – meses em que o varejo faz as encomendas para a data comemorativa. Nas geladeiras acima de 300 litros, o resultado é 8% maior em março e 10% em abril.

No caso dos portáteis, as estatísticas apontam que o Dia das Mães tem participação praticamente semelhante ao do Natal, em termos de vendas. Estes produtos, segundo a Eletros, também serão favorecidos, neste ano, pelo aumento do salário mínimo, já que são artigos de menor valor unitário e que podem ser adquiridos, inclusive, à vista.

Quanto aos televisores de tela grande, as estatísticas da associação mostram que os aparelhos com mais de 22 polegadas vendem 15% mais em abril e 24% acima da média em maio, em função do Dia das Mães.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo