Recursos provenientes de bens apreendidos por crimes relacionados ao tráfico de drogas serão repassados ao Fundo Estadual Antidrogas (FEA), cujo conselho foi empossado na tarde desta quarta-feira (19). O secretário da Justiça e da Cidadania, Aldo Parzianello, tomou posse como presidente; a coordenadora estadual antidrogas, Cleuza Canan, como secretária executiva; Jocler Jefereson Procópio, como representante da Secretaria da Segurança Pública; o pastor Marcos Paulo Ferreira, representando a comunidade religiosa, e o médico Dagoberto Hungria Requião, a sociedade médica.
O fundo será responsável pela administração dos recursos para aplica-los em programas de combate e prevenção às drogas em todo o Paraná. Além da venda de bens apreendidos, recursos da iniciativa privada que se destinem a ações antidrogas, poderão ser repassadas ao FEA. ?Os integrantes deste conselho trabalharão com as comunidades, para identificar projetos de melhor aplicação desses recursos para conter a demanda de substâncias tóxicas?, explicou Parzianello.
De acordo com o secretário, parte dos cerca de 600 veículos apreendidos pelo 181-Narcodenúncia (programação de repressão e prevenção ao tráfico de drogas e mais recentemente de denúncias de crimes contra crianças) podem ser leiloados e o dinheiro revertido a projetos do Fundo ?As atividades desenvolvidas pela Secretaria da Justiça e da Cidadania, na área de combate às drogas se fundamentam em políticas sérias, com a participação da população e formação de uma rede de proteção às nossas crianças e jovens?, completou o secretário.
Cleuza ressaltou que todas as ações desenvolvidas com recursos do FEA serão relatadas e aprovadas pelo conselho. ?Pretendemos auxiliar centros de tratamento a dependentes, implantar políticas de prevenção em localidades sem estrutura e principalmente pode levar mais informações à população sobre drogas lícitas e ilícitas?, comentou a coordenadora.
O secretário de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, parabenizou a iniciativa da Secretaria, cuja administração foi caracterizada por ele como ?corajosa por tratar abertamente, mas de forma educacional, a temática das drogas?. O pastor Marcos, que trabalha com comunidades pobres de Curitiba, salientou que ?parcerias de entidades, população, organizações não governamentais, Poder Público Estadual e município são fundamentais para termos melhores resultados nas políticas antidrogas, mostrando um outro universo ao jovem?. O pastor Hilquias Pain, convidado para dar a benção ao novo projeto ressaltou que ?O Governo do Estado está comprometido com os reais interesses da sociedade?.
