O Vasco teve uma estréia muito ruim na Taça Rio: não passou de um empate por 2 a 2 com a Portuguesa, em São Januário. O jogo foi o de número 500 de Romário pelo clube, de acordo com dados divulgados pelo site oficial do Vasco. Mas o atacante não correspondeu à expectativa e teve atuação fraca.
A Portuguesa foi melhor no primeiro tempo e abriu o placar, num pênalti bem marcado, sofrido por Germano e convertido por Biula. Antes de fazer o gol, o time visitante esteve por marcar em outras duas oportunidades. Numa delas, a bola bateu na trave. O goleiro Roberto, do Vasco, se destacava e evitou uma vantagem maior da Portuguesa até a metade dessa etapa.
O Vasco conseguiu o empate aos 45 minutos, numa cabeçada de Ygor. Na comemoração, ele ofendeu os torcedores do seu clube, que vaiavam a equipe. "Parece que o time grande é a Portuguesa. A gente não faz o que o Renato (técnico) pede e o jogo está complicado", reclamou Romário, ao sair de campo no intervalo.
Na volta do vestiário, o Vasco passou a pressionar o adversário e a atuar com mais atitude. Valdiran marcou aos 30 do segundo tempo, quando a equipe da casa já merecia a virada.
Mas ninguém esperava uma falha infantil da zaga do Vasco, minutos depois, o que deu condições a Orlando de fazer o segundo gol da Portuguesa.