O Vasco não decepcionou seus torcedores em casa e venceu o Figueirense, por 3 a 1, ontem à noite, em São Januário, em partida válida pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe carioca subiu para a sétima colocação na tabela de classificação, com 29 pontos, enquanto o time catarinense permaneceu com 27 e agora é o nono.
Com boas jogadas entre o meia Abedi e a dupla de atacantes Edílson e Jean, o Vasco dominou o confronto até os 30 minutos da etapa inicial. O gol vascaíno saiu logo aos 11 minutos, com Abedi que apenas escorou, de esquerda, a bola cruzada por Jean.
Depois do gol, o Vasco continuou pressionando o Figueirense, mas cedeu vários espaços, quando o adversário contra-atacava. O resultado das falhas veio aos 30 minutos, no gol de cabeça feito pelo atacante Schwenck, após a cobrança de falta do lateral Flávio.
No segundo tempo, o Vasco voltou pressionando ainda mais o Figueirense, desesperado por conquistar os três pontos pela vitória. A ofensiva vascaína alcançou sucesso aos 23 minutos, com o gol de Jean, o melhor da partida. O atacante fez bela jogada pela esquerda, driblou o goleiro Andrey e tocou para o gol. Vanderson tentou salvar, mas só ajudou a empurrar a bola para dentro do gol.
De novo em vantagem no marcador, o Vasco se acomodou na partida. Como ocorreu no primeiro tempo, o Figueirense passou a contra-atacar com freqüência. O time visitante desperdiçou o empate em duas oportunidades com Schwenck, uma de cabeça, e a outra em um chute para fora, quando estava livre de marcação na área.
Mas a vitória vascaína foi assegurada com o terceiro gol, aos 43 minutos. O meia Morais, em posição de impedimento, cruzou a bola o atacante Faioli, na entrada da pequena área, furou, mas se recuperou e, em seguida, chutou forte, sem defesa para o goleiro Andrey.
Ficha técnica:
Vasco 3 x 1 Figueirense
Gols: Abedi, aos 11 minutos, Schwenck, aos 30 minutos do primeiro tempo; Jean, aos 23 minutos, Faioli, aos 43 minutos, do segundo tempo
Vasco: Cássio; Wágner Diniz, Fábio Braz, Jorge Luiz e Diego; Ygor, Andrade, Morais e Abedi (Madson); Jean (Coutinho) e Edílson (Faioli). Técnico: Renato Gaúcho.
Figueirense: Andrey; Flávio, Chicão, Tiago Prado e Henrique (Samir); Rodrigo Souto, Carlos Alberto (Vanderson), Marquinhos Paraná e Cícero; Soares e Schwenck. Técnico: Waldemar Lemos.
Árbitro: Wilson Luiz Senema (Fifa-SP)
Cartões amarelos: Henrique, Andrade, Flávio, Morais, Edílson e Tiago Prad
Público: 5.085 torcedores
Renda: R$ 43.350,00
Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)