O presidente do conselho de administração da VarigLog, Marco Antônio Audi, afirmou que planeja formalizar amanhã um pedido de financiamento ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a compra de 50 aviões da Embraer. O negócio total gira em torno de US$ 2 bilhões, sendo que o banco financiaria 85% da compra. A VarigLog é a controladora da Nova Varig, adquirida em leilão judicial no mês passado.
O executivo, no entanto, destacou que a empresa ainda não sabe mensurar quantas aeronaves serão compradas efetivamente e quantas serão adquiridas por meio de opções de compra. Audi ressaltou ainda que, além da Embraer, a compra das aeronaves também poderia ser feita com a Boeing ou com a Airbus. Segundo o presidente, o BNDES não é a única fonte de financiamento; outros bancos e empresas de arrendamentos de aviões também estão sendo procurados pela VarigLog.
Audi informou ainda que os 50 aviões, com capacidade entre 115 e 135 passageiros, terão como destino atender o mercado doméstico. Os planos da VarigLog incluem também a compra de 12 aviões de grande porte para o mercado internacional.