A assessoria da Infraero, responsável pelos aeroportos brasileiros, informou hoje que da zero hora desta segunda-feira até 8 horas da manhã, a Varig suspendeu 67 vôos dos 117 que estavam programados pela empresa para ocorrem dentro desse intervalo. Isso significa uma taxa de cancelamento de 57%. Do total de rotas suspensas até as 8 horas da manhã, 58 vôos eram domésticos e nove internacionais.

continua após a publicidade

A companhia aérea aguarda para hoje uma palavra do juiz Luiz Roberto Ayoub, da 8a Vara Empresarial do Rio, sobre a oferta da Volo para adquirir o controle da Varig. A Volo é a mesma companhia que comprou a VariLog, antiga empresa de despacho da Varig

De acordo com a VarigLog, representantes da empresa estão reunidos com Ayoub para discutir a proposta de US$ 500 milhões pela Varig. Segundo a VarigLog, caso a proposta seja aceita, poderia haver ainda nesta segunda-feira um depósito de US$ 20 milhões para a Varig arcar com gastos emergenciais.

No entanto, a juíza Márcia Cunha, que integra a comissão de juízes responsável pela recuperação da Varig, negou que esta reunião estaria acontecendo. Até o final do dia, o juiz Ayoub deverá tomar alguma decisão sobre o futuro da Varig.

continua após a publicidade

Ayoub aguarda relatórios sobre a proposta da VarigLog, que foi analisada no final de semana pelo administrador judicial da Varig, a consultoria Deloitte, e o Ministério Público do Estado do Rio. A Justiça do Rio trabalha com três hipóteses para a Varig: a falência definitiva, a realização de um novo leilão para a companhia ou a convocação de uma assembléia de credores da Varig para trabalhar a proposta da VarigLog.