A VarigLog, que arrematou hoje a Varig em leilão, vai demitir cerca de 8 mil funcionários da companhia aérea e recontratar 1.680 trabalhadores para a nova Varig nos próximos 60 dias. A lista com as demissões e a composição da nova diretoria da empresa deve ser divulgada em até três dias. A empresa vai operar inicialmente com 15 aviões.

continua após a publicidade

A informação é do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), que tomou conhecimento do planejamento em reunião com a VarigLog realizada esta semana. Hoje a Varig informou que tem em torno de 10.000 empregados e está voando com 13 aviões, de uma frota de cerca de 60 unidades. Nos próximos 12 meses, a idéia da VarigLog é ter uma frota de 30 aviões, com uma média mensal de até 2 jatos novos e a conseqüente contratação de até 110 empregados por avião.

"Temos inúmeros problemas a serem superados nos próximos 30 a 60 dias. Nossa luta não acabou com o leilão", disse a presidente do SNA, Graziella Baggio. A presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino, contou que os sindicatos pedirão uma audiência com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, para discutir a situação dos empregados da Varig que serão demitidos.

Smiles

Funcionários da Varig relatam que o programa de milhagem Smiles, com 6 milhões de usuários e R$ 70 milhões de milhas a serem honradas, estaria sendo negociado para a Aeroplan programa de milhagem da Air Canada. Pelo plano de compra da VarigLog, o Smiles ficaria na nova Varig e a ex-subsidiária se comprometeu a honrar seu passivo de R$ 70 milhões.

continua após a publicidade