A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu lavar as mãos na disputa mais agressiva dos últimos tempos entre as companhias aéreas. Desde segunda-feira, a Varig colocou promotores e promotoras de vendas – vestidas com roupas amarelas bem apertadas – para abordar passageiros das concorrentes nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio. As modelos convidam passageiros da ponte aérea a "experimentar nova Varig". Quem aceita ganha a passagem de ida de graça, desde que mostre o bilhete que havia comprado de uma empresa concorrente.
"Precisávamos reconquistar a confiança do consumidor", diz Luiz André Patrão, diretor de Marketing e Planejamento da Varig. "Não há nada de irregular nesta atitude.
A iniciativa despertou a reação imediata dos concorrentes. A TAM chegou a fazer reclamação formal à Anac e à Infraero. A Infraero ainda não se pronunciou sobre a polêmica. Já a Anac diz que não vai interferir em uma disputa de mercado.
Esta não é a única iniciativa da Varig tentar levantar vôo depois da crise que a levou ter menos de 5% do mercado de aviação. Na guerra de reconquista, a empresa anunciou ontem que prorrogou por mais um ano a validade das milhas do Programa Smiles acumuladas de 2003 a 30 de setembro de 2006.
A TAM também tem adotado medidas mais ousadas de marketing. Para anunciar seus vôos para Londres, a empresa colocou ônibus imitando os modelos de dois andares ingleses e promotores vestidos como os uniformes de guardas da coroa britânica nas ruas de São Paulo e do Rio.
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