A Varig ajudou a transportar os passageiros da TAM que não conseguiram embarcar. A assessoria da empresa informou que, nesta madrugada, a Varig transportou passageiros da TAM nos trechos entre Congonhas, em São Paulo, e Fortaleza, e Guarulhos-Salvador-Fortaleza. A Varig substituiu ainda os aviões da TAM nos vôos que saiam de São Paulo para quatro destinos: Curitiba, Uberlândia, Goiânia e Brasília.
Para justificar os problemas ocorridos inesperadamente com os seis aviões da TAM, que entraram em manutenção corretiva não programada, o diretor de Relações Institucionais da companhia, Paulo Castello Branco, comentou que um Boeing 707 que a FAB cedeu para a TAM, um dos chamados "sucatões", precisou parar para manutenção preventiva no sul do país, o que foi considerado por ele "absolutamente normal". Para a próxima semana, Castello Branco garantiu que estes problemas "não se repetirão".
Os maiores atrasos foram concentrados em Brasília e no Rio de Janeiro. Ele lembrou que alguns atrasos também foram provocados por problemas de retenção de fluxo de vôos em Curitiba, pelo Cindacta-2, por problemas de controladores. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) havia confirmado que houve uma hora de atraso no Cindacta-2 por problema na hora de troca de turno dos controladores de vôo. Castello Branco informou que em 2007 a TAM irá receber mais 11 aeronaves. Em 2006, a companhia recebeu 14, segundo ele. Colaborou Leonardo Goy.
