Metade da praça João Cândido, no bairro São Francisco, está às escuras por causa da ação de vândalos. No início desta semana, ladrões furtaram 400 metros de cabos da praça, no trecho em frente ao clube Operário. Ao todo, 10 postes estão apagados, prejudicando a iluminação nas ruas Dr. Keller e Ermilino de Leão. Nesta quarta-feira (7), as equipes da Prefeitura de Curitiba começaram a repor os cabos.

continua após a publicidade

Segundo o diretor de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Ivan Alves Martins, todos os meses são registrados 250 casos de vandalismo contra a iluminação pública. A João Cândido é a sétima praça depredada neste ano. Martins explica que as equipes do Departamento de Iluminação estão concretando as caixas de acesso aos cabos de iluminação. A meta é diminuir as ações de vândalos e ladrões.

Nos últimos dois anos, 40 mil metros de cabos de energia foram furtados de praças e ruas de Curitiba. Os números são surpreendentes. Além dos furtos, a Prefeitura trocou de 2005 para cá 2.100 lâmpadas e mil luminárias depredadas. O prejuízo foi de R$ 800 mil. O cidadão pode fazer denúncias de furtos sempre que vir pessoas sem uniformes ou com veículos sem identificação trabalhando junto aos postes. As denúncias podem ser feitas a Central de Atendimento da Prefeitura, telefone 156, ou à polícia.

continua após a publicidade