O presidente Fernando Henrique Cardoso procurou ressaltar seu otimismo em relação ao futuro do Brasil, durante palestra realizada no 22.º Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex) no Rio. O presidente terminou seu pronunciamento há pouco com a frase “nós vamos vencer, vença quem vencer”, referindo-se indiretamente ao desfecho das eleições presidenciais no próximo domingo.
Para Fernando Henrique, o país precisa avançar garantindo a estabilidade da economia e mantendo a responsabilidade fiscal. “É a partir desta base que temos que crescer”, disse. Referindo-se novamente indiretamente às eleições disse que “independente das decisões que estão sendo tomadas, acredito que esses avanços vão prosseguir”.
Fernando Henrique disse também que o Brasil se fortaleceu de tal maneira nos últimos anos que passou por cinco crises internacionais desde 1995 sem que houvesse sequer um ano de crescimento negativo. Ele sublinhou que o enfrentamento dessas crises ocorreu sem desequilíbrio da sociedade, das empresas, ou das instituições políticas.
Em seguida admitiu que esse é o momento de mudança, referindo-se novamente de maneira indireta às eleições. “Será uma mudança forte? Será? Talvez não seja tão forte assim”. Para o presidente, “a realidade que vai se impor não é a de um governo, mas de uma sociedade”.