Valter Bianchini é indicado para a equipe de transição de Lula

Valter Bianchini, agrônomo coordenador técnico do Deser ? Departamento de Estudos Sócio-Econômicos Rurais ?, fundador do PT paranaense é um dos grandes nomes da equipe de transição do presidente eleito, Luis Inácio Lula da Silva. Especializado em Políticas Públicas e Agricultura pela Unicamp e doutorando em Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná, ele foi convidado para compôr a equipe de José Graziano, coordenador do Programa Fome Zero, que, entre outras atribuições, vai acompanhar a situação que aguarda Lula em assuntos que envolvem agricultura, reforma agrária e abastecimento.

Bianchini desenvolveu com sua assessoria pesquisas sobre a Agricultura Familiar da Região Sul do Brasil, e participou da equipe de elaboradores do plano de governo de Lula para o campo em 1989, 1994 e 1998. Com 26 anos de atuação na área, Bianchini contribuiu na formulação do programa de Lula mais uma vez: ele ajudou a redigir o documento Vida Digna no Campo (2002).

 Natural de Santo André-SP, ele cursou Engenharia Agronômica na Unesp de Botucatu e começou sua atividade profissional pela extensão rural, mais especificamente trabalhando na Emater-PR. Há 14 anos, ele trabalha no Deser, uma ONG criada em 1988 para assessorar os movimentos sociais do campo, como sindicatos de trabalhadores rurais, pastorais sociais, organizações de agricultores familiares, entre outras. Foi o primeiro técnico contratado para a equipe do Deser, que hoje conta com 16 profissionais atuando em quatro grandes áreas: políticas públicas e agricultura familiar, organização da produção e sócio-economia solidária, apoio às organizações da agricultura familiar e em gestão e relações institucionais.

Realizando pesquisas, elaborando propostas e assessorando as organizações, o Deser contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável de pequenos e médios municípios, cuja economia é voltada para a produção da Agricultura Familiar. Com atuação nos três estados da região Sul, essa ONG desempenhou papel importante na construção de conquistas históricas para os trabalhadores do campo: como a Constituição de 88, os direitos previdenciários para agricultores e agricultoras familiares, instrumentos de política agrícola, agrária e de políticas sociais, a própria criação do Pronaf, entre outras. O agrônomo da equipe de transição de Lula, Valter Bianchini, representa o Deser no Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CNDRS) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo