O diretor-executivo de Finanças da Companhia Vale do Rio Doce, Fábio Barbosa, descarta uma recessão no curto prazo na economia dos Estados Unidos. Segundo ele, as turbulências atuais no mercado financeiro refletem apenas uma "correção saudável". "Não acredito em recessão, mas em um ajuste suave em relação a trajetória de crescimento", disse.
Em reunião na Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec) no Rio de Janeiro, o executivo lembrou que a economia mundial vem crescendo nos últimos cinco anos a uma taxa média de 4,2%, acima da média histórica de 3,5%.
O diretor traçou ainda um cenário positivo para as economias européias e asiáticas, especialmente a chinesa. Segundo ele, a expansão da China tem ajudado a impulsionar o crescimento da economia mundial. Um dos exemplos foi o impacto que teve na trajetória dos preços dos metais. A cotação das commodities metálicas subiu muito nos últimos anos por conta da forte importação do produto pela China.