continua após a publicidade

Lorena, SP, 08 (AE) – A primeira fase da campanha SOS Ásia , feita por 20 municípios do Vale do Paraíba, foi encerrada hoje. "Certamente vamos ultrapassar trinta toneladas e isso pra nós é uma surpresa já que esperávamos arrecadar cinco toneladas" afirmou o coordenador da campanha, o professor universitário Messias Borges Silva.A campanha foi iniciada em Lorena, na semana passada, em poucos dias teve a adesão de vinte cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. "Foi a maior onda de solidariedade".

As Associações Comerciais e clubes de serviço como Rotary e Lions se encarregaram de captar os donativos. Foram pedidos principalmente roupas, cobertores, farinha e arroz. Algumas empresas se engajaram na campanha e doaram sapatos, remédios, fraldas. "Uma empresa doou três mil pares de sapatos novos."O Sri Lanka e Tailândia aceitaram receber as doações. "A Indonésia ainda vai dar a resposta."

Voluntários – A próxima fase da campanha, entre hoje e terça-feira será para separar, embalar e identificar as doações. "Tudo vai escrito em inglês para que eles possam aproveitar bem as doações." Para que o serviço seja realizado até o dia 11 de janeiro, o professor espera contar com a ajuda de voluntários. "Faço um apelo, para que as pessoas nos ajudem a separar e embalar tudo." Os trabalhos de triagem estão sendo feitos na Associação Comercial de Lorena. Tudo será levado ao Rio de Janeiro e de lá segue para os países. O transporte até o Rio também foi doado por empresas da região. Na quarta-feira um comboio de caminhões segue para o Rio, escoltado pela Polícia Rodoviária Federal.

continua após a publicidade