Vacinação contra pólio tem 100% de cobertura em Curitiba

Curitiba vacinou 100% das crianças menores de cinco anos contra a poliomielite neste sábado (05), primeira etapa da campanha nacional de vacinação, segundo dados do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde. O município superou novamente a meta mínima de 95% de cobertura vacinal. Em 2003, a cobertura foi de 99,1% na vacinação de junho e de 98,4% na segunda fase da campanha, em agosto.

No sábado, foram vacinadas contra a pólio 136.473 crianças. Três mil pessoas trabalharam na campanha, em 265 postos de vacinação, entre unidades de saúde, unidades Saza Lattes, escolas, creches, supermercados, terminais de ônibus e Boca Maldita. Foram disponibilizadas 250 mil doses da vacina. Nas unidades de saúde também foram disponibilizadas vacinas de rotina e contra a Hepatite B.

O Brasil não registra casos de poliomielite há 15 anos. No Paraná, o último caso ocorreu em 1986; em Curitiba, em 1985. As campanhas nacionais continuam para evitar a reintrodução do vírus da doença no país. A ameaça de reintrodução do vírus existe porque a pólio ainda está presente em vários países, como Índia, Nigéria, Paquistão, Egito, Afeganistão e Niger.

A pólio só é erradicada quando o poliovírus não encontra mais seu hospedeiro humano, o que ocorre com a vacina. Por isso, é necessário manter as campanhas, onde ocorre a vacinação em massa de uma parcela definida da população, os menores de cinco anos, num espaço limitado de tempo, permitindo uma maior cobertura vacinal.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo