Vacinação contra pólio atingiu 87,46% das crianças do Paraná

Balanço parcial divulgado nesta quarta-feira (6) pela Secretaria estadual da Saúde mostra que o Paraná está próximo da meta proposta pelo Ministério da Saúde na campanha nacional de vacinação contra a poliomielite. Até esta quarta-feira, último dia da campanha, foram vacinados 87,46% da população de crianças entre zero e cinco anos de idade. Segundo o secretário Cláudio Xavier, isso significa quase 800 mil crianças vacinadas.

Das 22 Regionais de Saúde existentes no Estado, metade delas já ultrapassaram 90% das crianças vacinadas. Apenas cinco Regionais ainda não alcançaram a meta, mas estão com média de 82%. ?Parabenizamos as pessoas que levaram seus filhos para tomar a vacina, demonstrando a sua responsabilidade. Sempre contamos com o apoio da população nessas campanhas e essa ajuda é muito importante?, disse Cláudio Xavier.

Conforme os dados do Ministério da Saúde, o país vacinou 85,4% das crianças nesta faixa etária. O único Estado que chegou a 100% foi Pernambuco. A região Norte do país vacinou 72,6%, a região Nordeste está com 89,1% e a Sudeste com 84,9%. A região Sul segue os números do Paraná e está com 87,8% e a região Centro-Oeste vacinou 86,5%. ?Para quem ainda não levou seu filho para vacinar, agora os postos de saúde disponibilizam a vacina na rotina. Existe vacina durante o ano todo em todos os postos?, avisa a diretora do Centro de Informações e Diagnósticos de Saúde, Inês Vian.

A vacinação é importante, pois ainda existem países que não erradicaram a doença e possuem altas taxas de letalidade e casos de paralisia infantil. ?Embora não sejam mais registrados casos da doença no Brasil, ela ainda está presente em diversos países, por isso a prevenção é tão importante?, conta Inês.

Em 1994, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a erradicação de transmissão autóctone da doença no continente americano. Os países do Pacífico Ocidental receberam o reconhecimento em 2000 e a Europa em 2002. No mundo, três regiões ainda não receberam a certificação da erradicação da pólio: África, Sudeste da Ásia e Mediterrâneo Ocidental. A Nigéria, o Paquistão e a Índia são as três nações que registram maiores índices da doença – 77% de todos os casos globais registrados. As campanhas em países que já erradicaram a doença são necessárias, pois o fluxo de viajantes no mundo é muito grande, o que pode propagar o vírus.

A vacina oral contra a poliomielite é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a única vacina capaz de viabilizar a erradicação global da doença, que causa uma infecção capaz de deixar seqüelas por toda a vida ou levar à morte. A poliomielite é também conhecida como paralisia infantil por acometer principalmente as crianças. Até meados da segunda metade do século XX, a paralisia era uma das doenças mais temidas pela população mundial, pois paralisava centenas de milhares de crianças.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo