Começa em pleno feriado – segunda-feira, 1.º de maio -, em 14 estados (inclusive no Paraná) e no Distrito Federal, mais uma etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. A campanha envolve cerca de 139,4 milhões de animais, o que representa 69% do rebanho total brasileiro, de 202,5 milhões de cabeças. Goiás também integra o calendário de vacinação em maio, mas o estado, que possui um rebanho de 20,4 milhões de bovinos, antecipou o início da campanha e já está vacinando.
O lançamento da vacinação no Paraná aconteceu na sexta-feira, em Floresta, e simultaneamente nos 20 núcleos regionais da Secretaria da Agricultura. Segundo o secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas, a meta é imunizar, até o dia 20 de maio, todo o rebanho do estado, estimado em 10,2 milhões de cabeças. Em novembro do ano passado, na segunda etapa da campanha, foram vacinados 97,6% dos animais.
O secretário disse que será um dia de mobilização, com a participação de técnicos, pecuaristas, líderes e demais representantes do setor agropecuário. A idéia é discutir a importância da vacinação e as ações de saneamento destinadas a combater a ocorrência de febre aftosa.
Nesta primeira etapa, Mato Grosso deve vacinar animais com idade abaixo de 24 meses, envolvendo 10,5 milhões de cabeças. Em Minas Gerais, a campanha prevê a imunização de 11,7 milhões de bovinos localizados no circuito pecuário Centro-Oeste, na divisa com os estados de Goiás, Mato Grosso e São Paulo.
Pelo cronograma de vacinação do Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os demais estados que começam a campanha na próxima segunda-feira devem vacinar todo o rebanho.
São eles: Acre (2,2 milhões de cabeças), Amapá (76,9 mil), Amazonas (1,3 milhão), Maranhão (5,9 milhões), Mato Grosso do Sul (24,1 milhões), Pará (17,4 milhões), Piauí (1,8 milhão), Rondônia (11,3 milhões), São Paulo (13,6 milhões), Sergipe (972 mil) e Tocantins (7,9 milhões). No Distrito Federal, o rebanho a ser vacinado é de 114,4 mil cabeças. A segunda etapa da campanha nestes estados ocorre em novembro.
Vacinas
A indústria veterinária brasileira comercializou cerca de 43,2 milhões de doses de vacinas contra a febre aftosa entre janeiro e março deste ano. O levantamento foi realizado pela Central de Selagem de Vacinas (Vinhedo, SP), órgão constituído em parceria entre o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) e o Mapa.
?A indústria veterinária está preparada para atender a demanda de vacinas para a imunização do rebanho do País em 2006. Nosso objetivo é garantir a sanidade do rebanho nacional, oferecendo vacina de qualidade com total rastreabilidade?, afirmou Emílio Salani, presidente do Sindan.