A campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada até sexta-feira (17) no Paraná. Com isso, os pais ganham mais uma semana para se programarem e levar seus filhos de zero a quatro anos para serem vacinados nos postos de saúde. Dados preliminares da Secretaria da Saúde apontam que 85,6% das crianças do Estado nessa faixa etária já foram vacinadas. ?É realmente imprescindível que todos os pais se conscientizem e levem seus filhos para serem vacinados?, afirmou o secretário da Saúde, Cláudio Xavier.
A meta da Secretaria é chegar até sexta-feira com 95% das crianças vacinadas. Entretanto, com a prorrogação da campanha o Governo do Estado quer que todas as crianças do Paraná estejam vacinadas, o que equivale a 899.412 crianças em todo o Estado.
A campanha é realizada em duas etapas. A próxima será no dia 20 de agosto. Para essa primeira fase foram disponibilizadas 1,5 milhão de doses de vacina Sabin. Cerca de 9.600 pessoas trabalham na campanha, atendendo nos 8.700 postos de saúde do Estado que funcionam a partir das 8h.
Uma das preocupações é que a poliomielite ainda não foi erradicada em todos os continentes. Existem casos da doença em diversos países, por isso ainda há o risco de reintrodução da doença no Brasil e também no Paraná.
A campanha é um compromisso de manter a erradicação dessa doença no país, que apresentou o último caso em 1989 e o Paraná em 1986. É importante garantir a vacinação das crianças de zero a quatro anos de idade numa mesma ocasião, durante a Campanha Nacional de Vacinação. ?As vacinas contra a poliomielite estão disponíveis fora de época de campanha de vacinação nas unidades de saúde?, lembrou Xavier. No ano passado foram vacinadas, na primeira etapa, 96,9% das crianças.