Vacinação contra a gripe já imunizou 418 mil idosos

A Secretaria de Saúde divulgou o balanço parcial da campanha de vacinação contra a gripe para as pessoas com mais de 60 anos. Em cinco dias de campanha já foram vacinados mais de 418 mil idosos em todo o Paraná. Isso representa mais de 48% da população que deve ser vacinada. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 70% dos idosos, o que no Paraná representa cerca de 600 mil pessoas. Entretanto, a expectativa da Secretaria é superar os índices das campanhas anteriores, que chegaram a mais de 80%.

?É importante que todos tenham consciência da importância dessa campanha. Assim, contamos com participação de toda a população para incentivar e levar as pessoas com mais de 60 anos ao posto de saúde e receber a vacina contra a gripe?, convoca o secretário de saúde, Cláudio Xavier. A campanha, iniciada em 24 de abril prossegue até domingo (05).

De acordo com o Departamento de Doenças Imunopreveníveis, 18 das 22 regionais de Saúde já vacinaram mais de 45% de seus residentes idosos. Os municípios da região de Paranaguá, Curitiba, Ponta Grossa e Guarapuava estão abaixo desse nível de vacinação. ?Na primeira semana, o Estado já atingiu praticamente a metade da meta, superando as expectativas?, disse a chefe do departamento, Mirian Woiski. O objetivo é reduzir casos de gripe e suas complicações em idosos, que são mais vulneráveis às conseqüentes doenças pulmonares agudas.

Para que todas as pessoas com mais de 60 anos sejam vacinadas, os municípios possuem equipes volantes que se deslocam aos locais de grande circulação de pessoas. Essa medida têm permitido que o Paraná supere as estimativas. Em 2003, 83,3 % dos idosos foram vacinados; em 2004, o índice chegou a 87,8% e se manteve em 2005, com 744.089 pessoas vacinadas. Neste ano, foi distribuído um milhão de doses para todos os 2.250 postos de vacinação. A população com 60 anos ou mais representa 8,4% do total de habitantes do Estado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo