Vacina contra pólio já tem cobertura de 94% em Curitiba

A campanha de vacinação contra a pólio já alcançou em Curitiba uma cobertura de 93,9%. Do lançamento, no sábado (11) até esta terça-feira (14), foram vacinadas 127.734 crianças menores de cinco anos. A meta é vacinar 135.994 crianças. A vacina continua disponível nas unidades municipais de saúde até esta sexta-feira (17). A campanha de vacinação foi prorrogada na capital por uma semana, acompanhando decisão semelhante do Governo do Estado.

"Mesmo superando as coberturas vacinais do Estado, e até do país, Curitiba prorrogou a campanha também por causa da grande quantidade de doses da vacina disponíveis nas unidades de saúde", informa o secretário municipal da Saúde, Michele Caputo Neto. "Com certeza a meta de vacinar contra a poliomielite 95% dos menores de cinco anos será atingida e até ultrapassada tanto no município como no Paraná", afirma.

A próxima etapa da campanha de vacinação contra a pólio está marcada para 20 de agosto. Para a segunda fase, Curitiba adotará uma nova estratégia: o período de vacinação, que sempre ocorre das 8h às 17 h, será ampliado em uma hora. Os pais terão até as 18 horas para vacinarem seus filhos. "Decidimos ampliar o horário na segunda etapa porque percebemos a grande procura pelos postos de vacinação no final da tarde", explica Caputo.

O município não registra casos de poliomielite há 20 anos. "É preciso manter a vacinação em massa, por ser a maneira de vacinar uma parcela definida da população num espaço limitado de tempo, permitindo maior cobertura vacinal", diz o secretário da Saúde. A vacinação em massa faz com que os vírus vivos se dispersem no ambiente, através dos vacinados, formando uma barreira eficaz contra a transmissão.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo