A abertura oficial da segunda fase da 26ª Campanha Nacional contra a Poliomielite em Curitiba acontecerá às 10 horas deste sábado (26), no Mutirão da Cidadania, ao lado da Rua da Cidadania da Fazendinha, com a participação do prefeito Beto Richa. Além da vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde organizou uma série de atividades educativas e exames preventivos, durante o fim de semana do Mutirão da Cidadania da Regional Portão.

continua após a publicidade

A vacina contra a poliomielite estará disponível em outros 297 locais – unidades de saúde, associações de moradores, unidades volantes e supermercados. A meta é vacinar 95% das crianças residentes em Curitiba menores de cinco anos.

O horário de vacinação será das 8 horas às 18 horas, uma hora a mais do que determina o Ministério da Saúde. "Estendemos o horário para atender eventualidades que possam ocorrer com os pais", diz a coordenadora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Karin Luhn.

O último caso registrado da doença no Brasil foi em 1989 e no Paraná, em 1986. Em Curitiba, o último caso aconteceu em 1985. A lista, com os respectivos endereços, estará disponível no serviço 156 e na página da Prefeitura, www.curitiba.pr.gov.br.

Números

Na primeira fase da vacinação, no dia 10 de junho, foram vacinadas 132.883 crianças, totalizando 107,4% de cobertura vacinal. O número foi maior do que o estimado porque foram vacinadas crianças da região metropolitana e de outras cidades, em trânsito pela cidade. Segundo dados do IBGE, a população estimada de crianças menores de cinco anos é de 124 mil.

É importante que os pais ou responsáveis levem a carteira de vacinação para que as equipes de saúde avaliem se as vacinas estão em dia. Crianças que não estejam com a cobertura vacinal atualizada poderão receber as vacinas que faltam somente nas unidades de saúde.

continua após a publicidade