Vacina contra gripe aviária deve ficar pronta em julho

O ministro da Saúde, José Agenor Alvarez, informou há pouco que no segundo semestre deste ano estará pronto o piloto da vacina contra a influenza aviária em humanos. Ele participa de audiência pública na Câmara para prestar esclarecimentos sobre as medidas tomadas para enfrentar uma eventual epidemia de gripe aviária.

A vacina está sendo fabricada pelo Instituto Butantã de São Paulo. De acordo com Alvarez, o Ministério da Saúde repassou R$ 30 milhões para a fábrica do Butantã e outros R$ 3,2 milhões para a unidade piloto que inicia a fabricação da vacina em julho de 2006. Esta é uma das medidas que fazem parte do plano de preparação para uma eventual pandemia humana da doença.

Outras medidas citadas pelo ministro são: o fortalecimento da vigilância epidemiológica junto aos estados e municípios para que estejam alertas para o aparecimento da doença; prover as necessidades na área assistencial, como leitos hospitalares, UTIs e medicamentos; planejamento em comunicação social para divulgar informações sobre a gripe aviária. Segundo o ministro, entre 2003 e 2006 foram confirmados em todos o mundo 224 casos humanos de gripe aviária, com 127 óbitos.

O encontro é promovido pela comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara; e a Comissão de Reforma Agrária do Senado. A audiência acontece no plenário 6 da Câmara.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo