As pessoas que pretendem passar a temporada de férias em regiões do país com risco para a febre amarela, como os estados do Norte e Centro-Oeste, podem se vacinar contra a doença em qualquer uma das unidades de saúde de Curitiba. A vacina está disponibilizada em todas as unidades desde 1º de dezembro, por recomendação do Ministério da Saúde, em função da proximidade do verão e do período de viagens.
Antes da ampliação dos locais de vacinação, era possível se vacinar contra a febre amarela apenas em cinco locais, sendo três unidades de saúde – Ouvidor Pardinho, 24 horas Boa Vista e 24 horas Sítio Cercado. A vacina contra a febre amarela é sempre recomendada para as pessoas que se deslocam até áreas consideradas de risco para a doença.
A diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Karin Luhm, alerta as pessoas com viagem marcada para janeiro ou fevereiro, e que nunca se vacinaram contra a febre amarela, para que tomem já a vacina. É que ela deve ser aplicada no mínimo 10 dias antes da data da viagem, para garantir a proteção. A imunização é válida por 10 anos.
No Brasil, são risco para a febre amarela todos os Estados do Centro-Oeste e Norte; Minas Gerais, municípios da região Oeste e Sul da Bahia; Centro e Norte do Espírito Santo; Norte e Oeste de São Paulo; Norte do Paraná e Santa Catarina e Nordeste do Rio Grande do Sul.
No caso de viagens para o exterior, as pessoas podem se vacinar em qualquer dos locais disponíveis e depois devem trocar o certificado de vacinação nacional pelo internacional na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – (41) 304-1156/304-1159 -, Rua Cândido Lopes, 208.
Além da ampliação dos locais de vacinação, a Secretaria Municipal da Saúde disponibilizou material educativo nos ônibus coletivos e unidades de saúde. As ações se estendem aos setores de turismo e de transporte rodoviário e de cargas, em parceria com as respectivas entidades desses segmentos.
Além das unidades de saúde, as pessoas podem ser vacinar contra a febre amarela no CRE Barão – (41) 322-2299, Rua Barão do Rio Branco, 465, e no Aeroporto Internacional Afonso Pena – (41) 381-1815, de Segunda a Sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h.