Quarenta dias depois do prazo estipulado pelo próprio governo e com 33 itens ainda passíveis de novos questionamentos, finalmente o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) concedeu licença prévia para a construção das usinas hidrelétricas Santo Antônio e Jirau, no curso superior do Rio Madeira, localizadas no território do Estado de Rondônia.
O presidente Lula interferiu no assunto, encarecendo à ministra Marina Silva, dirigentes do gestor das políticas públicas de meio ambiente e às organizações não governamentais (ONGs), defensoras da preservação do meio ambiente, que todos os cuidados foram tomados para infligir danos mínimos à natureza.
Além disso, a construção das respectivas usinas é a única forma de evitar o desabastecimento de energia elétrica no início da próxima década.
A usina Santo Antônio, com potencial de geração de 3.150 megawatts, será leiloada em outubro, devendo entrar em operação em 2012. A outra usina – Jirau – próxima à capital Porto Velho somente será licitada em 2008, conforme revelou o ministro interino de Minas e Energia, Nelson Hubner.
Houve forte resistência dos técnicos do Ibama ao licenciamento ambiental para a construção das usinas do complexo Madeira, tendo em vista as dúvidas levantadas sobre o impacto ambiental.