As empresas e pessoas físicas que prestam serviço de transporte escolar devem procurar a Urbs para vistoria nos veículos e renovação do documento que garante a regularidade do serviço conforme a legislação. A Urbs alerta os transportadores que estão com o documento vencido para que não deixem a realização da vistoria para a última hora, nas vésperas da volta às aulas. A procura – e também a espera pelo atendimento – aumenta muito com a proximidade do período escolar.

continua após a publicidade

Existem 884 transportadores escolares regularmente cadastrados na cidade. Cada um deles precisa fazer duas vistorias por ano, num calendário que varia conforme o número de registro. Quando faltam 15 dias para o vencimento do documento, o transportador já pode fazer a vistoria. Muitos motoristas que deveriam renovar a licença em novembro, dezembro e janeiro acabam adiando a vistoria em função das férias escolares.

"Para não correr o risco de enfrentar filas, o melhor é se antecipar. Assim, quando chegar a hora de transportar os estudantes, o prestador do serviço estará com a documentação em ordem e não precisará se preocupar", afirma o gerente de táxi e transporte comercial da Urbs, José Carlos Pereira.

A fiscalização confere os itens de segurança, conforto e aparência tanto na parte interna do veículo, como sistema de direção, freio, cintos de segurança individuais, tacógrafo, limpadores de pára-brisa, saídas de emergência, extintor de incêndio, e outros.

continua após a publicidade

Na parte externa são checados os amortecedores, placa, bateria, faróis, piscas, luz de freio, lanterna, espelho retrovisor e pneus. Depois da vistoria, o veículo recebe a Licença para Trafegar, um selo que fica colado do lado superior direito do pára-brisa dianteiro, válido por seis meses.

Além do adesivo que tem a data de validade da última vistoria, os pais devem exigir ainda o Certificado Cadastral do Condutor na hora de contratar o serviço. O documento é concedido aos motoristas profissionais que têm mais de 21 anos, estão habilitados nas categorias "D" e "E", possuem pelo menos dois anos de experiência profissional, bons antecedentes, e têm curso específico de condutores de veículos.

continua após a publicidade

Os pais podem obter informações na Urbs sobre o cadastro do veículo (Licença para Trafegar) e a habilitação do motorista (Certificado Cadastral do Condutor), bem como os prestadores de serviços mais próximos da região de cada escola. O atendimento é das 8h30 às 17h de segunda a sexta-feira, pelo telefone 3320.3321.